Featured Posts

A voz de Rondônia no Congresso Nacional

Por: Walter Brito





                                                                                                                        Deputado Luiz Cláudio faz a defesa de Rondônia na tribuna da Câmara.

O Blog A Voz de Rondônia tem como objetivo, divulgar o estado de Rondônia e a Região Norte de nosso país, bem como divulgar ações dos parlamentares rondonienses preocupados com o desenvolvimento efetivo da região e em especial o Estado de Rondônia. Neste sentido, o nosso primeiro entrevistado, foi o deputado federal Luiz Cláudio Pereira Alves (PR/RO), que exerce seu primeiro mandato na Câmara Federal. Ele foi vereador, duas vezes deputado estadual e em 2014 chegou ao Congresso Nacional por meio de 33.737 votos, o que representa 4,23% dos eleitores que votaram na eleição daquele ano em Rondônia. O deputado tem 56 anos e sua origem profissional é técnico agrícola.
                Entrevistado pela reportagem do Blog A Voz de Rondônia, ele fez um balanço de sua luta nos três anos de mandato na Câmara, falou sobre o julgamento do TSE, oportunidade em que aquela Corte eleitoral liberou o presidente Temer para continuar governando o país. Entretanto, o deputado deixou claro o seu descontentamento com o abuso do poder econômico nas eleições, quando exigiu rigorosa fiscalização nas eleições pelos tribunais eleitorais de todos os estados do Brasil. O deputado também mostrou de forma bastante esclarecedora o seu trabalho a favor da zona rural em seu estado, bem como a disponibilidade feita por ele de recursos financeiros, por meio de emendas parlamentares, que atendeu diversas áreas, entre as quais, a saúde, educação, infraestrutura e aquisição de equipamentos agrícolas. Veja a integra da entrevista.

                         Perguntamos ao deputado sobre a seu trabalho na política. No cafezinho do Salão Verde da Câmara, entre uma votação e outra no Plenário, ele nos atendeu e disse: “Meu trabalho sempre foi voltado para o setor produtivo, pois é de onde venho. Sou técnico em agropecuária e cheguei em Rondônia no ano de 1981. Trabalhei na secretaria de Estado da agricultura. Vale lembrar que a EMATER é o braço direito da extensão rural em Rondônia. Neste sentido eu fiz minha história nesta área, que é importante e fundamental para o nosso estado. Talvez por isso eu venci todas as eleições que disputei, pois, o meu trabalho na área sempre foi muito reconhecido pelo povo”, arrematou. 

Secretário de Estado da Agricultura

                  Pedimos ao parlamentar para tecer comentários sobre sua passagem pela secretaria estadual da agricultura. Ele afirmou: “Como secretário de estado, conseguimos resolver um problema grave que tornou Rondônia livre da febre aftosa por meio da vacinação que fizemos de forma efetiva em todo estado. Isto ocorreu no período do governador Ivo Narciso Cassol. Gostaria de aproveitar a reportagem para dizer, que à época em que exerci os mandatos de deputado estadual, sempre fui muito atuante na área rural quando defendi de forma inconteste a extensão rural por meio da EMATER. Incentivei programas voltados ao homem do campo, quando conseguimos liberar créditos acessíveis ao micro, pequeno e médio produtor rural. O nosso foco foi sempre o aumento da produtividade, quando apoiamos efetivamente toda cadeia produtiva, da produção até a industrialização”, disse o rondoniense.

Emenda que beneficiou Rondônia e toda Região Norte

                Perguntamos ao parlamentar sobre a sua atuação no Congresso Nacional. Ele respondeu: “Vim para a Câmara Federal com uma bandeira importante, que é a defesa do setor produtivo. Rondônia é um estado, cujo carro-chefe é o agronegócio e a agricultura familiar. Quando cheguei percebi que existia uma Medida Provisória para atender somente agricultores do Nordeste, especialmente no sentido de resolver os problemas da seca. Apresentei uma emenda no Congresso e felizmente foi aceita. Conseguimos por meio desta emenda estender o benefício para todos os agricultores do Norte do Brasil, inclusive, para o estado de Rondônia. Está medida provisória se converteu na Lei Nº 13.340. Vale ressaltar que só em Rondônia vai atender 14.600 produtores rurais, com financiamentos especiais. Portanto os produtores terão benefícios especiais, notadamente o bônus para liquidar dívidas, ou seja, negociações das dívidas que estavam tirando o sono de muito produtor. É para mim um dos projetos mais impactantes, pois nunca houve uma lei que beneficiasse tanto o produtor como a Lei Nº 13.340. Tenho orgulho de ser o autor da emenda que contempla toda Região Norte, que estava completamente fora e não tinha o benefício, que era exclusivamente do Nordeste”, disse.

O deputado Luiz Cláudio e professores juntos e em benefício do transporte escolar em Rondônia.

O Governo Temer está devagar na área rural

                Quanto ao trabalho do governo Michel Temer na área rural, o deputado Luiz Cláudio criticou: “O governo Temer ainda não está trabalhando na zona rural como deveria, pois, foi criada a ANATER, enquanto que no passado existia a EMBRATER - Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural e extinta no governo Collor. De lá para cá, o governo parou de investir na extensão rural, por isso o pequeno produtor fica em dificuldades. Neste sentido volto a reafirmar que: o PMDB de Michel Temer ainda está muito devagar no que diz respeito à assistência técnica no campo. A recuperação de estradas vicinais no governo federal está um desastre, nesta área cada parlamentar do Congresso Nacional tem colocado suas emendas para comprar máquinas e destinar às prefeituras para recuperar e fazer nossas estradas vicinais, o que atende a escoação da produção e facilita sobremaneira a vida do homem do campo. O maior problema do produtor de Rondônia e do país inteiro é a falta de assistência técnica, bem como a falta de apoio à comercialização e, isto tem que mudar”. Completou o deputado Luiz Cláudio.

Assentamentos

                A reportagem aproveitou a oportunidade do conhecimento profundo do deputado sobre a área rural e o questionou sobre os assentamentos. Ele respondeu na lata: “Esse assunto é o pior na atualidade. No caso da Reforma Agrária nada funciona. O INCRA está sucateado, pois não tem recursos e muito menos pessoal em condições de trabalho. Nós elaboramos agora uma MP com a participação do INCRA e todos os órgãos afins. Esperamos que a Reforma Agrária aconteça efetivamente, pois na verdade o que está ocorrendo é muito blá, blá, blá e pouca ação. E mais, existe ainda o Terra Legal, cujo o objetivo é regularizar o que está na terra. Trata-se de outra situação caótica. Tudo está andando a passos muito lentos”. Disse o parlamentar.

R$ 150 milhões para equipamentos agrícolas


                O deputado explicou que sua atuação a favor de Rondônia abrange os 52 municípios do estado. Ele disse ainda que é oriundo da região da Zona da Mata, especificamente da cidade de Rolim de Moura, localizada na região central do estado. Seu trabalho tem sido na busca de recursos para a saúde, educação, infraestrutura, por meio de emendas parlamentares. Além disso, ele tem colocado também recursos através das referidas emendas para aquisição de máquinas agrícolas, ou seja, patrulhas mecanizadas, com a finalidade de atender o homem do campo. “A maioria de meus recursos para esta finalidade pertence às emendas de bancadas, que engloba todos os outros deputados federais e os três senadores de meu estado. Neste sentido, R$ 150 milhões já estão em processo de licitação e o foco é a compra de máquinas para recuperar e fazer estradas vicinais, corredores, entre outros. Desta forma o produtor poderá escoar a produção com maior tranquilidade”, explicou o parlamentar.

O deputado disse a este repórter: Decisão judicial não se discute, se cumpre.

Votação do TSE que liberou Temer

                Quanto a votação de 4 a 3 ocorrida na sexta-feira (9/6) no TSE, que liberou Michel Temer para continuar governado o país, Luiz Cláudio enfatizou: “É um assunto delicado e respeito a decisão do Tribunal Superior Eleitoral. Entendo que decisão judicial não se discute, se cumpre. Contudo é necessário a fiscalização efetiva das ações, por meio da justiça eleitoral dos estados. Sou contra o abuso do poder econômico em eleições. Nós votamos na Câmara, lei que proíbe doações de empresas e tenho a convicção que vai melhorar muito. Infelizmente vejo ao longo de minha vida pública, o abuso enorme do poder econômico. Quem tem dinheiro se elege com facilidade e isso tem que acabar. A meu ver tem que ser eleitas as pessoas de vocação para exercer seus mandatos. Por isso, precisamos ter compromisso com a sociedade e idealismo acima de tudo”, ensinou o parlamentar de Rondônia.

Reformas

                Quanto a reforma trabalhista, o deputado disse que votou favorável: “Temos 14 milhões de desempregados e as empresas não têm condições de empregar ninguém devido a recessão pela qual passamos. Além disso os custos para manter os empregados são muito altos no país e desta forma o micro e pequeno empresário não têm condições de contratar ninguém. Foi com a finalidade de melhorar a questão do desemprego no país que votei favorável a reforma proposta pelo governo Temer. No que diz respeito a reforma previdenciária, o projeto é desastroso e precisa ser reformulado. Da forma que como está sendo feita a reforma da previdência, eu voto contra”, afirmou.
                No final da entrevista o deputado falou sobre o vai e volta de Brasília, Rondônia, Brasília. “Eu venho de Rondônia para Brasília na segunda-feira à noite, retorno na quinta-feira e tenho agendas na sexta-feira, sábado e muitas vezes aos domingos. Por isso fico muito pouco com a família, pois Rondônia tem uma extensão territorial muito grande. Nos três anos como deputado federal, eu só passei um final de semana de semana em Brasília”. Ele mandou por meio da reportagem a seguinte mensagem para o povo de seu estado: “Apesar das dificuldades que o Brasil passa, eu nunca perdi a esperança de dias melhores. Rondônia é um estado promissor, diferenciado e seu povo é trabalhador e tem muita fé. Acrescento ainda que temos o sétimo rebanho de bovinos do Brasil, somos grandes produtores de leite, café, soja, milho, arroz e cacau, entre outros. Contudo isso, brevemente seremos grandes exportadores para a Ásia por meio do Oceano Pacífico, bem como exportaremos para outras partes do mundo. Por isso, eu penso no melhor e na recuperação da economia. Conclamo ao povo de Rondônia e de nosso país a eleger na próxima eleição, pessoas sérias e comprometidas com Rondônia e nosso querido Brasil”, finalizou.                   









Postar um comentário

1 Comentários